ano 2012-2013
Tarefas da semana:
19 Abril
slides
Estratégias e etapas de investigação
Interdependência entre variáveis
Etapas de preparação de sondagens
12 Abril
20
de Abril, sábado, é dia de teste da UC.
Os estudantes terão de
tomar a iniciativa e estudar por si.
Os instrumentos principais são 3:
a) a leitura e compreensão da matéria para o teste;
b) a leitura e tentativa de dar
resposta às perguntas exemplo, tiradas de testes anteriores;
ambas estas tarefas terão como ponto de partida a leitura desta
página;
c) pesquisa na internet sobre o
significado de expressões técnicas de métodos (sobretudo as que são
apresentadas em a)) e as classificações possíveis associadas. Para
tal basta colocarem a expressão no motor de busca e logo surgirão
várias páginas (sobretudo brasileiras) onde se deixam sinteticamente
noções úteis, que devem ter presentes na altura do teste.
Através do email, manter-me-ei disponível
para vos responder às dúvidas ou problemas que me queiram apresentar.
22Março
Ler "A
tradução dos conceitos em índices" de Lazarsfeld
Tipos de problemáticas a preparar pata o
teste:
1.
Questões gerais de distinção entre método extensivo e intensivo.
Especificações do primeiro
2.
O processo de pesquisa - fases e conteúdos de cada uma delas
3.
Operacionalização de conceitos. Indicadores. Validade (adequação) e fidelidade
(precisão, estabilidade)
4. Universo e amostras
Ler
tipo de perguntas
que podem sair no teste
15 Março
Estamos próximos dos quinze dias de férias da Páscoa. Cada estudante deve
assegurar-se de que está a cumprir com todas as regras de avaliação
individual. E deve tomar atenção ao trabalho de grupo. O bom resultado
do projecto a apresentar depende da reflexão investida no trabalho. Ter
bem claro qual seja o objecto de estudo que vai ser utilizado bem como
das pessoas melhor posicionadas para dar resposta às perguntas que sobre
ele se podem imaginar é fundamental para a realização do trabalho final.
Começar desde já a pensar nisso, ajudará o grupo e aumentará a qualidade
do trabalho. Adiar ou trocar de assunto são modos de nos cansarmos sem
avançar um passo.
8 Março
Esta é a semana de preparação do 1º relatório do
trabalho de grupo. Os estudantes devem
organizar-se em grupos e ler o pedido inscrito
na avaliação da UC. A data de entrega é na aula
de dia 15 de Março. Este trabalho é obrigatório
mas não conta para nota. Serve apenas para
assegurar a possibilidade de acompanhamento do
docente e correcção do trabalho dos grupos. Os
trabalhos podem ser entregues por email - o
docente responderá por essa via aos grupos, sem
prejuízo de contactos pessoais sobre o assunto.
Conforme a decisão que se fizer em aula, os
trabalhos de avaliação individual para fins de
participação devem também ser preparados.
Dados recolhidos por questionário (presentes a
dia 5 de Março)
SPSS -
Frequências (9)
frequências (15)
1 Março
Corrigir e concluir actividades da
primeira semana, nomeadamente dar uma vista de olhos no texto
recomendado e noutros textos inscritos no "exercício de inquérito".
Cada aluno deverá escolher um tópico de
reflexão que entender relevante e interessante, entre o material
disponível, e preparar a sua apresentação em aula (5'). Esse tópico de
reflexão pode ser a apresentação de alguma ideia inscrita num texto (que
deve ser referenciado de acordo com as regras aplicáveis) ou pode
ser a construção de uma pergunta/dúvida a ser debatida em aula (também
neste caso as referências úteis devem ser explicitadas)
21 Fevereiro
Recolher 20 inquéritos "Aplicação de penas"
junto de populações de classe média
Estrutura de dados
SPSS para base de registo
Dar uma vista de olhos pelos textos "Classe
média, nova pequena burguesia, analistas simbólicos e aristocracia"
(não publicado)
ano 2011-2012
3 de Maio
Exercício
"Forty
Years After Woodstock, a Gentler Generation Gap"
PewResearchCenter Social & Demographic Trends Report
Este
estudo pode servir de exemplo de como escrever um relatório de análise
de inquérito:
a)
Quantas questões são tratadas no relatório?
b)
Qual
é a temática/problema social/crise social em apreciação?
c)
Qual
a teoria que é mobilizada para organizar o texto?
d)
Com o
que são constituídos os anexos?
e)
Como
é feita a apresentação do trabalho nas primeiras linhas?
f)
Onde
se podem ler as conclusões do trabalho?
==>
Verificar o lançamento de notas (há alguns
estudantes a quem falta entregar trabalhos
individuais)
26 de Abril:
Trabalho de grupo
Reapreciar e corrigir plano de actividades
metodológicas. Escrever sobre isso para o
relatório final.
Trabalho individual
Reescrever trabalho de resumo de artigo a
apresentar conjuntamente com trabalho de grupo
(corrigindo a forma das referências
bibliográficas, a qualidade do texto e a clareza
da exposição)
Depois da Páscoa
Não há mais prazos a cumprir, a não ser o da
entrega do trabalho final, cf datas de avaliação
aprovadas em Conselho de Ano.
Não há reformulação do 2º relatório. Agora há é
a produção de dados e a feitura do relatório
final.
Os erros de construção do questionário ir-se-ão
necessariamente reflectir na qualidade dos dados
e na vossa maior ou menor capacidade para os
analisarem. Qual o nível de perfeição do
questionário que serão capazes de fazer depende
do tempo que precisam para recolher os dados dos
inquéritos e do tempo que prevêem dever dispor
para redigir o trabalho final.
Fico disponível para acompanhar as dúvidas e
questões que me ponham nas aulas e pelo email.
15 de Março:
CONTINUAR TRABALHO INDIVIDUAL E DE GRUPO
as intervenções individuais não devem exceder
10´
(espera-se que sejam de pouco mais de 5´)
8 Março:
A forma das refª bibliográficas está mal (em
muitos 1º relatórios). Já chamei a atenção
disso. Porque está agora pior do que nos
trabalhos individuais?
PREPARAR AS INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS PARA
AVALIAÇÃO (a seu tempo)
CHEGAR
TÃO DEPRESSA QUANTO POSSÍVEL A UM QUESTIONÁRIO
1 Março:
Notas: a melhorar:
a) distinguir forma refª bibliográficas em lista
e isolada
b) quando se lê um capítulo, deve colocar-se o
nome dele entre aspas antes do nome do livro,
além da referência às páginas que lhe
correspondem.
INSCRIÇÃO NO PLANO DE ACTIVIDADES (por email)
VISITAR SITES DE INFORMAÇÃO GERAL de prisões (pordata, DSGP, estudos MJ,
Provedor)
PROCURAR TEXTOS SOBRE ASSUNTO A TRATAR
PREPARAR 1º RELATÓRIO
Quadro 1. Organizar o sistema AGIL dentro da tipologia de níveis sociais
|
Economia |
Política |
Sociedade |
Cultura |
Nível de cima |
Sistema-mundo |
Cibernética |
Inteligência social |
Espiritualidade |
Nível do meio |
Mercado |
Instituições |
Burocracia |
Profissões |
Nível de baixo |
Quotidiano |
Tecno-estrutura |
Família |
Bem-estar |
16 Fev:
Notas: a melhorar
a) alguns estudantes leram livros e textos
referentes a métodos intensivos, trabalho de
campo. Não é trabalho perdido mas é trabalho
para o próximo semestre: este semestre estamos a
tratar de métodos extensivos;
b) a maioria dos alunos não fez correctamente a
referência ao texto lido
PROCURAR POPULAÇÃO ALVO E INTERAGIR COM ELA A PROPÓSITO DO TEMA A TRATAR
NO INQUÉRITO
LER mais UM TEXTO DA BIBLIOGRAFIA
ENVIAR POR EMAIL OS RESULTADOS
9 Fev:
LER O SITE
DA CADEIRA
ESCOLHER
GRUPO/TEMA
LER UM TEXTO DA BIBLIOGRAFIA E COMENTAR POR ESCRITO (sem entrega)