Métodos e Técnicas de Investigação - extensivos       

 

 




Tarefas das aulas do Prof. Antº Pedro Dores


 


ano 2014-2015


Tarefas da semana:

até 27 de Abril

2º Relatório

Neste relatório os grupos devem apresentar as condições em que foram realizados os inquéritos.

       a)      Conseguiram cumprir os objectivos?

       b)      Dificuldades de acesso aos inquiridos e modos de as ultrapassar – como procuraram pelas pessoas, quais os modos que não funcionaram e quais as maneiras que resultarem bem?

       c)       Condições de inquirição – conseguiram encontrar as pessoas em suas casas? Sozinhas? Ou foram inquiridas noutro local? Em grupo, vários questionários ao mesmo tempo? Usaram intérprete?

       d)      A apresentação dos inquiridores aos inquiridos é muito importante. Aí de orienta as pessoas para a melhor colaboração e se estimula a sinceridade e autonomia nas respostas. Contem histórias sobre como ocorreram – para melhor e pior – as vossas apresentações.

       e)      Além de grande e cansativo, que outras críticas e comentários fizeram os inquiridos?

       f)       No caso de utilização de intérprete, quais foram as perguntas que os interpretes disseram que não havia tradução directa? Nesses casos, sabem qual seja a tradução directa para português da pergunta em língua gestual que substituiu a pergunta original?

       g)      Os objectivos foram cumpridos de forma deficiente ou de forma aceitável ou o trabalho de campo correu francamente bem?

       h)      Quais as principais justificações da resposta à pergunta anterior?

       i)        Em caso de repetição do exercício, quais as correcções e melhorias que recomendariam?

 

 

até 14 de Março

a) Inquirir dez pessoas surdas ou que coabitem com pessoas surdas;

b) produzir e enviar para apad

até 13 Fevereiro:

 

encontrar familias (3) que vivam com pessoas surdas (de nascença ou outras)

Ler um texto da bibliografia para exposição em aula.

 


ano 2013-2014


Tarefas da semana:

até 28 Março:

Desenhar modelo de análise e escolher conceitos para tratar o tema escolhido pelos grupos

até 21 Março:

Gravar respostas aos questionários AQUI

 

até 14 Março:

a) recolher 10 inquéritos preenchidos

b) apresentar 1º relatório

 

até 28 Fevereiro:

a) a partir do esboço de inquérito conforme ficou na aula, propor um questionário definitivo

 

b) cada grupo deve apresentar o tema que quer trabalhar para o trabalho de grupo, acompanhado de uma posição a partir da qual o grupo pretende observar o tema (ex: tema: praxes; posição: dos activistas anti-praxe)

 

c) cada grupo deve começar a reunir materiais para apresentar no portfólio (conforme avaliação)

 

 

até 21 Fevereiro:

a) produzir perguntas a introduzir no questionário (texto, forma de apresentação do tipo das respostas possíveis)

b) testar essas perguntas com pessoas alheias ao curso, enquadradas no contexto do novo questionário a produzir.

 

até 14 Fevereiro:

a) estudar pergunta sobre “pena de morte” ou outras que os estudantes entendam propor, para incluir no questionário

b) testar o questionário actual ("Aplicação de penas") para saber se as perguntas estão bem feitas. Isto é, se as pessoas entendem as perguntas do mesmo modo ou se cada uma interpreta de formas muito diferentes

 

 

 


ano 2012-2013


Tarefas da semana:

 

19 Abril

 

slides

Estratégias e etapas de investigação

Interdependência entre variáveis

Etapas de preparação de sondagens

 

12 Abril

 

20 de Abril, sábado, é dia de teste da UC.
 

Os estudantes terão de tomar a iniciativa e estudar por si.
 

Os instrumentos principais são 3:
a) a leitura e compreensão da matéria para o teste;

b) a leitura e tentativa de dar resposta às perguntas exemplo, tiradas de testes anteriores; ambas estas tarefas terão como ponto de partida a leitura desta página;

c) pesquisa na internet sobre o significado de expressões técnicas de métodos (sobretudo as que são apresentadas em a)) e as classificações possíveis associadas. Para tal basta colocarem a expressão no motor de busca e logo surgirão várias páginas (sobretudo brasileiras) onde se deixam sinteticamente noções úteis, que devem ter presentes na altura do teste.
 

Através do email, manter-me-ei disponível para vos responder às dúvidas ou problemas que me queiram apresentar.

 

 

22Março

 

Ler "A tradução dos conceitos em índices" de Lazarsfeld

 

Tipos de problemáticas a preparar pata o teste:

1. Questões gerais de distinção entre método extensivo e intensivo. Especificações do primeiro

2. O processo de pesquisa - fases e conteúdos de cada uma delas

3. Operacionalização de conceitos. Indicadores. Validade (adequação) e fidelidade (precisão, estabilidade)

4. Universo e amostras

 

Ler tipo de perguntas que podem sair no teste

 

15 Março

 

Estamos próximos dos quinze dias de férias da Páscoa. Cada estudante deve assegurar-se de que está a cumprir com todas as regras de avaliação individual. E deve tomar atenção ao trabalho de grupo. O bom resultado do projecto a apresentar depende da reflexão investida no trabalho. Ter bem claro qual seja o objecto de estudo que vai ser utilizado bem como das pessoas melhor posicionadas para dar resposta às perguntas que sobre ele se podem imaginar é fundamental para a realização do trabalho final. Começar desde já a pensar nisso, ajudará o grupo e aumentará a qualidade do trabalho. Adiar ou trocar de assunto são modos de nos cansarmos sem avançar um passo.

 

8 Março

Esta é a semana de preparação do 1º relatório do trabalho de grupo. Os estudantes devem organizar-se em grupos e ler o pedido inscrito na avaliação da UC. A data de entrega é na aula de dia 15 de Março. Este trabalho é obrigatório mas não conta para nota. Serve apenas para assegurar a possibilidade de acompanhamento do docente e correcção do trabalho dos grupos. Os trabalhos podem ser entregues por email - o docente responderá por essa via aos grupos, sem prejuízo de contactos pessoais sobre o assunto.

Conforme a decisão que se fizer em aula, os trabalhos de avaliação individual para fins de participação devem também ser preparados. 

Dados recolhidos por questionário (presentes a dia 5 de Março)

SPSS   -     Frequências (9) frequências (15)

 

1 Março

 

Corrigir e concluir actividades da primeira semana, nomeadamente dar uma vista de olhos no texto recomendado e noutros textos inscritos no "exercício de inquérito".

 

Cada aluno deverá escolher um tópico de reflexão que entender relevante e interessante, entre o material disponível, e preparar a sua apresentação em aula (5'). Esse tópico de reflexão pode ser a apresentação de alguma ideia inscrita num texto (que deve ser referenciado de acordo com as regras aplicáveis)  ou pode ser a construção de uma pergunta/dúvida a ser debatida em aula (também neste caso as referências úteis devem ser explicitadas)

 

 

21 Fevereiro

 

Recolher 20 inquéritos "Aplicação de penas" junto de populações de classe média

 

Estrutura de dados SPSS para base de registo

 

Dar uma vista de olhos pelos textos "Classe média, nova pequena burguesia, analistas simbólicos e aristocracia" (não publicado)

 


ano 2011-2012


 

3 de Maio

 

Exercício "Forty Years After Woodstock, a Gentler Generation Gap" PewResearchCenter Social & Demographic Trends Report

Este estudo pode servir de exemplo de como escrever um relatório de análise de inquérito:

 

a)      Quantas questões são tratadas no relatório?

b)      Qual é a temática/problema social/crise social em apreciação?

c)      Qual a teoria que é mobilizada para organizar o texto?

d)      Com o que são constituídos os anexos?

e)      Como é feita a apresentação do trabalho nas primeiras linhas?

f)        Onde se podem ler as conclusões do trabalho?

==> Verificar o lançamento de notas (há alguns estudantes a quem falta entregar trabalhos individuais)

26 de Abril:

Trabalho de grupo

Reapreciar e corrigir plano de actividades metodológicas. Escrever sobre isso para o relatório final.

Trabalho individual

Reescrever trabalho de resumo de artigo a apresentar conjuntamente com trabalho de grupo (corrigindo a forma das referências bibliográficas, a qualidade do texto e a clareza da exposição)

 

Depois da Páscoa

Não há mais prazos a cumprir, a não ser o da entrega do trabalho final, cf datas de avaliação aprovadas em Conselho de Ano.
Não há reformulação do 2º relatório. Agora há é a produção de dados e a feitura do relatório final.
Os erros de construção do questionário ir-se-ão necessariamente reflectir na qualidade dos dados e na vossa maior ou menor capacidade para os analisarem. Qual o nível de perfeição do questionário que serão capazes de fazer depende do tempo que precisam para recolher os dados dos inquéritos e do tempo que prevêem dever dispor para redigir o trabalho final.
Fico disponível para acompanhar as dúvidas e questões que me ponham nas aulas e pelo email.

 

15 de Março:

CONTINUAR TRABALHO INDIVIDUAL E DE GRUPO

 

as intervenções individuais não devem exceder 10´

(espera-se que sejam de pouco mais de 5´)

 

8 Março:

A forma das refª bibliográficas está mal (em muitos 1º relatórios). Já chamei a atenção disso. Porque está agora pior do que nos trabalhos individuais?

PREPARAR AS INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS PARA AVALIAÇÃO (a seu tempo)

CHEGAR TÃO DEPRESSA QUANTO POSSÍVEL A UM QUESTIONÁRIO

 

1 Março:

 

Notas: a melhorar:

 

a) distinguir forma refª bibliográficas em lista e isolada

b) quando se lê um capítulo, deve colocar-se o nome dele entre aspas antes do nome do livro, além da referência às páginas que lhe correspondem.

 

INSCRIÇÃO NO PLANO DE ACTIVIDADES (por email)

 

VISITAR SITES DE INFORMAÇÃO GERAL de prisões (pordata, DSGP, estudos MJ, Provedor)

 

PROCURAR TEXTOS SOBRE ASSUNTO A TRATAR

 

PREPARAR 1º RELATÓRIO

 

 

Quadro 1. Organizar o sistema AGIL dentro da tipologia de níveis sociais

 

Economia

Política

Sociedade

Cultura

Nível de cima

Sistema-mundo

Cibernética

Inteligência social

Espiritualidade

Nível do meio

Mercado

Instituições

Burocracia

Profissões

Nível de baixo

Quotidiano

Tecno-estrutura

Família

Bem-estar

 


16 Fev:

Notas: a melhorar

a) alguns estudantes leram livros e textos referentes a métodos intensivos, trabalho de campo. Não é trabalho perdido mas é trabalho para o próximo semestre: este semestre estamos a tratar de métodos extensivos;

b) a maioria dos alunos não fez correctamente a referência ao texto lido

 

PROCURAR POPULAÇÃO ALVO E INTERAGIR COM ELA A PROPÓSITO DO TEMA A TRATAR NO INQUÉRITO

LER mais UM TEXTO DA BIBLIOGRAFIA

ENVIAR POR EMAIL OS RESULTADOS

 


 

9 Fev:

LER O SITE DA CADEIRA

 

ESCOLHER GRUPO/TEMA

LER UM TEXTO DA BIBLIOGRAFIA E COMENTAR POR ESCRITO (sem entrega)


 

 

 

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