Métodos e Técnicas de Investigação - extensivos       

 

 




Avaliação


 

1. Os alunos podem inscrever-se na avaliação periódica/contínua ou directamente em exame final. A inscrição na avaliação periódica está condicionada pela participação dos alunos nas aulas assim como no trabalho durante o semestre, consoante instruções do docente.

2. Os alunos que se inscrevem directamente em exame final (e portanto não fazem avaliação periódica) podem apresentar-se a exame na 1ª e/ou na 2ª época. Os alunos que reprovam no exame da 1ª época podem recorrer ao exame de 2ª época. Os alunos que reprovam no exame de 2ª época deverão reinscrever--se na UC no próximo ano lectivo.

3. Os alunos que se inscrevem na avaliação periódica/contínua devem entregar o trabalho final na 1ª época. Os alunos que reprovam na avaliação periódica na 1ª época, podem recorrer ao exame na 2ª época.

Os alunos que pretenderem desistir da avaliação periódica devem informar, formalmente, o docente até ao dia 18 de Maio; caso não o façam só poderão realizar o exame da cadeira em 2ª época.

Os alunos que reprovam na avaliação periódica em 2ª época deverão reinscrever-se na UC no próximo ano lectivo.

4. A 3ª época ou época especial é reservada aos finalistas, aos trabalhadores estudantes e a outras situações excepcionais previstas na lei.

 Notas

A nota final do aluno é, segundo os casos (ver regras da avaliação), a nota da avaliação periódica ou a nota do exame final.

A nota final da avaliação periódica é igual a: 40% da nota individual + 50% da nota do trabalho de grupo + 10% da participação nas aulas

 

 

Conteúdos da avaliação e datas

(As datas aqui indicadas são propostas sujeitas a confirmação em Conselho de Ano)

 

Exame final

A matéria do exame é a matéria constante do programa atrás apresentado e da bibliografia assinalada como indispensável (**).

Datas:

1ª Época: 05 de Junho de 2015

2ª Época: 22 de Junho de 2015

Época Especial: 13 de Julho de 2015

 

Avaliação periódica

 

 A avaliação periódica tem duas componentes: uma componente individual (participação nas aulas e teste) e uma componente de grupo (trabalho escrito).

Teste individual:  o teste individual realizar-se-á no dia 16 de Maio de 2015 (nota eliminatória inferior a 8 valores)

Trabalho de grupo:

1. Realização e entrega de um projecto de investigação do qual devem constar os seguintes itens

a)      Objectivos e objecto da investigação

b)      Métodos e técnicas a utilizar e sua relação com objectivos e objecto da investigação.

c)       Identificação e justificação da população e da amostra

d)      Aplicação, a título de exercício, de técnicas de recolha e de tratamento da informação junto de uma parte da amostra.

e)      Reflexão sobre a viabilidade do projecto imaginado e sobre a validade da informação recolhida com base no exercício realizado.

2.       O projecto implicará a realização de relatórios de progresso a entregar nas seguintes datas: 

1º Relatório (Data de entrega: 06 de Março)

 a)      Apresentação do tema do trabalho em função da exploração de informação bibliográfica e da informação colectada no portefólio, que deverá permitir a identificação de pistas para a investigação (3-4 páginas)

b)      Entrega de um portefólio, que consiste na recolha de informação não académica sobre o tema do trabalho, organizado num dossier cujo conteúdo se define a seguir (devem incluir, pelo menos, 4 itens dos seguintes tipos de informação): 

b.1 comunicação social (áudio, vídeo, escrita, imagem);

b.2 relatórios de organizações/instituições públicas ou privadas;

b.3 estatísticas oficiais e não-oficiais, nacionais e internacionais (pelo menos 1 quadro é obrigatório);

b.4 outras publicações específicas da internet (blog, página pessoal …) 

Deverão os alunos apresentar fotocópias desta informação devidamente identificadas, assim como, outro material em suporte específico (CD, pen, etc.)

c)       Bibliografia

c.1 Bibliografia académica associada ao tema do trabalho: obras de referência teórico-científica (pelos menos 2 ); artigos de revistas científicas (pelos menos 2 nacionais e 2 estrangeiras); teses de doutoramento e/ou mestrado (pelo menos 1); working-papers (pelo menos 1);

c.2 Bibliografia metodológica: pelo menos 3 referências;

c.3 Referências da informação não académica referida na alínea b)

2º Relatório (Data de entrega: 20 de Abril) – Entrega do projecto de investigação (10 pp. aprox., sem bibliografia):

a)      Objectivos e objecto da investigação.

b)      Modelo de análise e operacionalização de conceitos

c)       Métodos e técnicas a utilizar e sua relação com objectivos e objecto da investigação

d)      Identificação e justificação da população e da amostra

e)      Primeiro questionário

f)       Bibliografia

3º Relatório (Data de entrega: 5 de Junho) – Entrega do trabalho final (15-20 pp. aprox., sem bibliografia nem anexos):

      a)      Reformulação do trabalho anteriormente entregue (objecto, objectivos e metodologia)

b)      Tratamento da informação decorrente da aplicação do questionário

c)       Reflexão sobre a viabilidade do projecto realizado e sobre a validade da informação recolhida com base no exercício realizado

d)      Bibliografia e anexos

 

Os alunos que cometem plágio nos seus trabalhos são excluídos do processo de avaliação.

 

É Plágio:

 

“i) copiar textualmente uma ou várias passagens de obras em formato papel ou electrónico sem colocar essas passagens entre aspas e sem mencionar a fonte;

ii) resumir a ideia original de um autor exprimindo-a nas suas próprias palavras (parafrasear) sem mencionar a fonte;

iii) traduzir parcial ou totalmente um texto sem mencionar a sua proveniência;

iv) entregar um trabalho copiado de outro estudante, com ou sem acordo deste;

v) entregar um trabalho descarregado de um site de compra ou troca de trabalhos escolares;

 

(Fonte: comMISSION DE L’ETHIQUE DE LA SCIENCE ET DE LA TECHNOLOGIE, La tricherie dans les évaluations et les travaux à l’université: l’éthique à la rescousse (rédaction: Denis Boucher), Québec, 15 mai 2009)”

 

traduzido de Sylvie Lacombe em http://www.soc.ulaval.ca/site/DOCUMENTS/PDF/HORAIRES%20ET%20PLAN%20DE%20COURS/A-09/PLAN%20DE%20COURS/2000_A-09.pdf

 

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