Ano lectivo 2014/15
Primeiros
relatórios exemplares:
Miguel e Salomé
aula 24
(22/05/2015)
aula 23
(22/05/2015)
aula 22
(15/05/2015)
aula 21
(15/05/2015)
aula 20
(08/05/2015)
aula 19
(08/05/2015)
aula 18
(24/04/2015)
aula 17
(24/04/2015)
aula 16
(17/04/2015) Prof ausente
aula 15
(17/04/2015) Prof ausente
aula 14
(27/03/2015)
aula 13
(27/03/2015)
aula 12
(20/03/2015)
aula 11
(20/03/2015)
aula 10
(10/03/2015)
-
Objectividade e distanciamento
Apresentação de alguns problemas
metodológicos para favorecer a objectividade dos estudos
VER
Neutralidade axiológica
Trabalhos de grupo para
escolher temas de investigação. Breve crítica dos mesmos
pela turma.
aula 09
(10/03/2015) -
Do sentido do questionamento à prática do
questionário
Com base na experiência da aula
anterior (questionamento sobre a disponibilidade dos
estudantes para actuarem como protagonistas ou testemunhas
de uma acção de tortura) discutiu-se as diferenças entre
essa prática e a prática mais elaborada de um questionário.
A preparação “industrial” da acção de
inquérito por questionário requer um planeamento que o
questionamento não fez. Por industrial pretende dizer-se a)
estudo prévio do assunto, através de revisão bibliográfica
mas também recolha de outros questionários de que possam ser
utilizados para as nossas finalidades; b) preparação do
questionário de forma a ser comparável com o máximo de
outras fontes; c) preparação do questionário em termos de
teste de preguntas – fáceis de compreender por todo o
universo a inquirir, com a menor ambiguidade de sentidos
possível – através do estudo das perguntas e do seu testo
junto da diversidade de inquiridos; d) definição de um
universo com significado social; e) formação dos
inquiridores de forma a cumprirem a extensão necessária no
mínimo tempo possível; f) orientação dos inquiridores para
não “explicarem” aos inquiridos o que possa significar esta
ou aquela pergunta – pois isso multiplica os sentidos das
perguntas e não se quer que tal aconteça. Tal como na
qualidade industrial, nos inquéritos por questionário há o
objectivo de o questionário chegar a cada inquirido nas
mesmas condições em que chega a todos os outros. Esta é a
“neutralidade” que se recomenda. E não é fácil assegurar a
100%.
aula 08
(06/03/2015)
exercício livre sobre o valor do inquérito
Face uma
situação apresentada em video pediu-se aos estudantes que
manifestassem a respectiva disponibilidade de representar um
personagem correspondente a uma possível encenação do
episodio filmado. De onde foi possível sentir a vinculação
forte do inquirido ao inquiridor, a dificuldade de pensar
fora do contexto que é apresentado, da importância do
contexto para a direcção das respostas obtidas, do valor que
se pode tirar sobre o fiuncionamento da sociedade mesmo
quando tecnicamente o questionário é precário.
aula 07
(06/03/2015)
Apresentação de capítulo sobre medida de atitudes
Patrícia apresentou modos de
medir atitudes tal como apresentados por William Foddy
(1996). A apresentação foi seguida de debate entre os alunos
e o professor, nomeadamente sobre o que é a psicologia
social, de que modo se organizam laboratórios nessa
disciplina (diferentemente do que é uso em sociologia), a
importância dos detalhes seja na apresentação das perguntas,
da sua formulação como dos graus de liberdade permitidos a
quem é inquirido.A existência de metedólogos profissionais
foi mencionada e explicada a divisão de trabalho entre
investigadores, grupos de investigação, centros de recursos.
Foi salientada a importância dos trabalhos de validação
técnica de perguntas e modos de apresentar as modalidades de
resposta, bem como a importância para a comparabilidade da
estabilidade técnica da formulação de perguntas.
aula 06
(27/02/2015) Apresentação do questionário e breve
formação para inquirição
A estatística é um método comparativo.
Apesar das suas dificuldades e limitações, que devem ser bem
conhecidas e estar presentes de modo a minimizá-las e não
nos iludirmos sobre o valor real dos dados, a comparação
permite evitar grande parte desses problemas.
Usar perguntas já testadas assegura uma
melhor qualidade do nosso trabalho e aumenta a fiabilidade
da comparabilidade. Embora o método não seja apenas o modo e
a apresentação das perguntas. O tema e o modo de chegar aos
inquiridos também têm influência no entendimento que estes
fazem do que se espera da colaboração.
É importante assegurar aos inquiridos a
confidencialidade do trabalho, para não minimizar a sua
disponibilidade. O poder usado no inquérito é real, por
exemplo no aspecto de impor aos inquiridos e aos leitores do
trabalho final o tema do trabalho, no nosso caso a
invisibilidade sociai da comunidade surda.
aula 05
(27/02/2015) Transição da fase de concepção para a
fase de trabalho de campo
O trabalho de realização de um projecto
de investigação extensiva tem várias fases. Se considerarmos
3, elas poderão ser: concepção, trabalho de campo, análise
de dados e interpretação. Nos métodos extensivos, ao
contrário dos métodos intensivos, estas fases são bem
marcadas entre si. Primeiro definem-se os objectivos e os
objectos de estudo, o universo a inquirir e os instrumentos
de recolha de informação. Depois executa-se o que foi
planeado. Na terceira fase usam-se e exploram-se os dados de
modo a dar sentido cognitivamente útil ao que foi feito,
seja a nível substantivo, seja a nível metodológico, seja a
nível teórico.
Para a primeira fase definimos o nosso
objecto (comunidade surda) o nosso objectivo (caracterizá-la
melhor do que os recenseamentos têm feito) o método
(inquérito por questionário usando uma afinação do
questionário individual dos censos e questões do ESS sobre
felicidade, tomando como unidade de observação a
família/alojamento através de uma amostra de conveniência).
Vamos usar o exercício escolar não apenas para realizar o
trabalho de campo mas também para registar as impressões com
que ficarmos dos contactos com os inquiridos sobre algumas
das questões problemáticas para as relações sociais –
discriminação, capacidade de comunicação e tradução entre
língua gestual e oralidade, deficiência, solidariedade e
confiança, etc.
aula 04
(13/02/2015)
Exploração do site dos Censos
Mostrou-se
as possibilidades de acesso a informação de dados e técnica
disponibilizada pelo INE. Mostrou-se a importância dos
Censos no quadro do Sistema Nacional de Estatística e as
suas diversas componentes estatais, conselhias,
universitárias,e para a actividade privada.
Chamou-se
a atenção para as lições metodológicas inscritas nos livros
de metodologia, em particular as suas potencialidades
comparativas, entre países e de época para época.
Insistiu-se para os benefícios da exploração daquela
informação, em especial relativamente à questão em torno da
qual vai girar o curso. Nomeadamente notando a ausência de
informação anterior a 2001 e a evolução entre "deficiência"
e "dificuldade" entre esse ano e 2011.
aula 03
(13/02/2015)
Avaliação da situação de acesso aos surdos
Os
estudantes descreveram as respectivas experiências para
encontrar pessoas surdas a quem pudessem pedir para
responder a inquéritos e conclui-se não ser improvável a
acessibilidade de tal população às nossas pretensões.
Foi rememorado o
processo de ensino-aprendizagem e avaliação no curso.
aula 02
(06/01/2015) Distribuição de
trabalho
Leitura do site da cadeira com a turma. Explicar as
funcionalidades das diferentes páginas. Recomendar a leitura
do site para melhor enquadramento das finalidades e
objectivos da cadeira e para acompanhamento dos trabalhos da
turma. Nomeadamente em termos de tarefas da semana,
sumários, inscrições para exposições orais.
Foi detalhadamente explicado o modo de avaliação e a sua
articulação com a sequência de tarefas na cadeira,
sinteticamente apresentada em 3 fases: fase de concepção;
fase de trabalho de campo; fase de produção de relatório
final.
Foi iniciado o trabalho de problematização do tema
(surdos) escolhido pelo professor para ser tratado este
semestre.
aula 01
(06/01/2015) Apresentação
Apresentação do tema da cadeira, por semelhança e
diferença com a cadeira homónima do próximo semestre.
Apresentação do docente. Indicação genérica trabalho que se
espera dos estudantes durante o semestre.
sumários anteriores
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